Fale Conosco

Painel do Floripa Convention apresenta temas que estão em alta no mercado

14/06/2016 - Geral

Profissionais debateram sobre Turismo de Incentivo, Film Commission e Wedding Destination na manhã desta terça, dia 14 de junho, três nichos que prometem incrementar o turismo e os negócios na Região da Grande Florianópolis e em Santa Catarina.

“Os três temas Turismo de Incentivo, Film Commission e Wedding Destination já estão sendo trabalhados e estudados com frequência pelo Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau. São grandes nichos que precisam de qualificação e de uma rede de fornecedores organizada. Por isso, trouxemos profissionais destas áreas para enfatizar o que o mercado precisa”, afirmou o presidente da entidade, Marco Aurélio Floriani, na abertura do painel que reuniu mais de 100 empresários na manhã desta terça-feira, dia 14, no Mercure Convention.

O painel ‘Novas oportunidades no Floripa Convention’ é uma iniciativa inédita e tem como principal objetivo atingir novos mercados. “Queremos movimentar os segmentos do turismo com produtos criativos e proporcionar aos fornecedores e parceiros a geração de novos negócios”, destacou Floriani.

A primeira palestra do painel iniciou às 9h, com a apresentação da consultora Vaniza Schuler, sobre Turismo de Incentivo, que busca estimular viagens e roteiros montados para o mundo corporativo. Conforme Vaniza, este tipo de turismo precisa ser memorável, algo único. “A essência é a exclusividade. Deve ser a melhor vivência possível de quem foi bonificado com o passeio”, explica. Vaniza destacou ainda que este turista gasta cerca de US$ 500 por dia, contra US$ 250 do turista de eventos e de US$ 60 a US$ 100 do turista de lazer diariamente no mundo, segundo informações obtidas em Seminário MICE (Meeting, Incentive, Convention e Exhibition) realizado pela Federação Catarinense de Conventions & Visitors Bureaux em 2015.

 

Film Commission

João Roni Garcia, sócio da produtora carioca Ocean Films, comparou o trabalho de uma Film Commission ao de um Convention. “Assim como os Conventions captam eventos para suas cidades, os film commissioners tentam trazer produções audiovisuais, como filmes, documentários, comerciais, programas de TV e videoclipes”, comentou. Além disso, segundo Roni, há uma sinergia entre essas produções e o turismo, já que uma cidade que recebe um filme, por exemplo, torna-se um ponto turístico. Roni também informou que a Rede Catarinense de Film Commissions está sendo organizada, assim como outras 16 no Brasil. Já no mundo estariam em funcionamento cerca de 320 entidades do gênero em mais de 40 países, constituindo um forte reforço às economias locais.

 

Casamentos

Um mercado que movimenta aproximadamente R$ 18 bilhões e cresce 8,5% ao ano (informações do Datafolha) não pode deixar de ser comentado. Por isso, Natália Bonavita – sócia da empresa DUE B Wedding Concierge – e Lucas Brasil – gerente de marketing do grupo CASAR – comentaram suas experiências sobre Wedding Destination. Natália reforçou que os casamentos realizados foras das cidades ou dos países dos noivos cresceu 10% nos últimos dois anos.

Já Lucas apontou que mesmo com toda instabilidade que o país enfrenta as pessoas não deixaram de realizar o sonho do casamento, mesmo que façam ajustes no orçamento. “Mais de um milhão de uniões são realizadas anualmente, 30% desse total realizam festas bem elaboradas e outros 5% não têm limite de gastos. Porém, os demais gastam em média R$ 50 mil por uma festa, mas ninguém deixa de fazer”, encerrou.

Nossos Associados

LogoRDO
logo-imagemarte
logo-box32
LogoApino
logo-praiamole
LogoSandra
logo-portodailha
LogoGuacamole
logo-ranchoacoriano
LogoInfoView
LogoSilene
02_com_linhas