Fale Conosco

Região Continental

Beira-Mar Continental

Saindo da Ponte Colombo Machado Salles, que liga o Continente à Ilha, a Beira-Mar Continental passa embaixo da ponte Hercílio Luz e segue contornando o bairro Estreito até chegar ao bairro Balneário. É uma das mais lindas vistas da Ponte Hercílio Luz, cartão postal da cidade. Ao longo da orla do Estreito, a avenida é um espaço de contemplação da vista para o mar e para a prática de esportes. Possui 2,3 quilômetros de extensão, com ciclovias para um passeio de bike, vias preparadas para caminhadas, corridas e diversas atividades esportivas.

Mapa de como chegar

Via Gastronômica de Coqueiros

A Via Gastronômica de Coqueiros é uma das melhores opções de gastronomia de Florianópolis. De acesso fácil, atravessando a Ponte Colombo Machado Salles, seguindo cerca de 1 km a oeste, já iniciam as diversas opções de bares e restaurantes que se estendem até a praia de Itaguaçu e ao Bom Abrigo. A Via Gastronômica de Coqueiros é conhecida pela sua diversidade gastronômica. Nela é possível encontrar a culinária de diversos países do mundo, iniciando pela gastronomia regional e estendendo-se as opções de restaurantes japoneses, peruanos, mexicanos, árabes e outros. Tudo isso emoldurado bela paisagens, com vista para Baía de Florianópolis, orla para passeios, e recantos de natureza exuberante.

Mapa de como chegar

Parque e Praia da Saudade

O parque de Coqueiros é um espaço para lazer, esportes e palco para grandes eventos da cidade. Pertinho do mar, é ideal para um passeio em família, onde é possível caminhar, brincar nos espaços infantis ou até mesmo praticar algum esporte nas quadras poliesportivas. Para saúde, vários aparelhos auxiliam a prática de exercícios e estimulam a vida saudável em conjunto com a natureza. A Praia da Saudade tem 650 metros de extensão. As águas calmas no meio do centro urbano formam o contraste da natureza.

Mapa de como chegar

Itaguaçu, a Praia das Bruxas

Localizada na parte continental da cidade, a praia de Itaguaçu encontra-se a 5 km do centro de Floripa. Sua água é imprópria para o banho, mas o local é bem agradável para uma caminhada ao longo da orla onde há vários restaurantes e bares. O ambiente de mar calmo, com dezenas de pedras espalhadas pelo mar, forma um cenário único. A grande curiosidade da praia de Itaguaçu vem das lendas narradas pelo folclorista e historiador Franklin Cascaes. Segundo a lenda, onde hoje é a praia de Itaguaçu existia um lindo gramado. Um dia os Elementais resolveram fazer uma grande festa e convidaram todos os serem da mata. Lá tinham Bruxas, Boitatá, Saci, Curupira, e outros. Só não convidaram o Tibinga (Diabo), pois ele cheirava a enxofre e era muito feio. No dia da festa tudo corria na mais linda paz, com todos divertindo-se. Foi quando o Tibinga transformou todos em pedras e o lindo campo em mar. Não é à toa que a cidade é considerada “Ilha da Magia” e a praia de Itaguaçu também conhecida como a Praia das Bruxas.

Mapa de como chegar

Passeio Pedra Branca

Inaugurado em novembro de 2013, o Passeio Pedra Branca, localizado em Palhoça, município situado ao Sul do Estado, a cerca de 18 quilômetros da capital, é um convite a um novo estilo de vida. Uma evolução no conceito de shopping center. Um lugar a céu aberto, onde a rua se entrelaça com o paisagismo e se equilibra com a natureza. Para curtir a paisagem, nada melhor que opções de bons restaurantes e variedade de cardápio para atender a todos os gostos. Doces e salgados, almoço e jantar, cafés e confeitarias, tudo perto, além de dezenas de lojas e serviços para facilitar quem passa pelo local.

Mapa de como chegar

Guarda do Embaú

Localizada dentro do município de Palhoça, 50 Km ao Sul de Florianópolis, a Guarda do Embaú é considerada uma das 10 mais belas praias do Brasil. A praia é longa de areias claras e finas. Suas ondas quebram na boca do Rio da Madre e o único acesso à praia se dá atravessando o Rio, nadando ou de barco. No verão, as canoas dos pescadores que fazem a travessia são uma atração à parte. Existe uma pequena praia no canto Norte que pode ser alcançada por uma trilha, sem a necessidade de atravessar o rio. O lugar, muito tranquilo e simples, é um pequeno vilarejo que conta com algumas pousadas, casas de aluguel, restaurantes e barzinhos, onde se pode comer bem e tomar uma cerveja à noite.

Mapa de como chegar

Centro Histórico de São José

A apenas 15 minutos do Centro de Florianópolis, no município de São José, o Centro Histórico é um bairro pequeno e aconchegante que conseguiu resguardar aspectos da história da cultura açoriana e da passagem de realezas como Dom Pedro II e a imperatriz Tereza Cristina, em 1845. Uma boa dica é chegar à tardinha, com o sol se pondo. Lá, é fácil encontrar uma vaga para estacionar sem custo, nas proximidades da Praça Hercílio Luz. O bairro é sossegado, silencioso e cheio de ruelas. A arquitetura dos casarios é de encher os olhos. As cores vermelha, amarela e azul, predominantes dos prédios históricos dos séculos 18 e 19, dão um charme todo especial ao vilarejo.

Mapa de como chegar

Museu Etnográfico Casa do Açores

O Museu Etnográfico Casa dos Açores, em Biguaçu, conta com exposições permanentes e temporárias que resgatam as origens e hábitos do povo que colonizou a região. Situado às margens da BR-101, no Balneário São Miguel, o prédio forma, junto com a Igreja de São Miguel, a chácara e os arcos do antigo aqueduto, um riquíssimo conjunto arquitetônico. No local, os visitantes encontram um acervo de móveis, roupas e outras peças que remontam os costumes da cultura açoriana. Sua entrada é gratuita e o museu esta aberto de terça-feira a domingo, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Contato: (48) 3243-4166.

Mapa de como chegar

Águas Termais

A água quente que brota do chão a 39ºC, em média, aquece o turismo da Grande Florianópolis. Com diversas fontes de águas termais, municípios de Santo Amaro da Imperatriz e Águas Mornas atraem turistas de todo o Brasil e de outros países. Ricas em magnésio e cálcio, além das propriedades terapêuticas, as águas trazem uma série de benefícios para a saúde de quem nelas mergulham. Mais do que um tipo de tratamento, as águas termais são um lazer para toda a família. Alguns hotéis, por exemplo, possuem piscinas adultas e infantis. Há, ainda, outros atrativos turísticos nessas cidades, como as belas paisagens e opções de esportes de aventura e rica gastronomia.

Mapa de como chegar

Santuário Nossa Senhora de Lurdes

Paz é a palavra que expressa perfeitamente a sensação neste local. Composto pela Igreja Nossa Senhora da Imaculada Conceição e pela Gruta dedicada a Nossa Senhora de Lourdes, o Santuário de Nossa Senhora está localizado na simpática cidade de Angelina, 71 km do centro de Florianópolis. A linda imagem de Nossa Senhora de Lourdes foi um presente de Frei Zeno Wallboehl OFM (1866-1925), missionário Franciscano, que se encontrava enfermo e prometeu, caso ficasse bom, após peregrinação na França e beber a água de Lourdes, que construiria uma Gruta a Nossa Senhora de Lourdes em Angelina. O caminho de 14 voltas até o alto da colina onde esta construída a Gruta é composto por 14 Estações da Via Sacra. Atualmente o local conta com numerosas placas de agradecimento por graças alcançadas pelos peregrinos devotos da Mãe de Deus.

Mapa de como chegar

Museu Casa de Campo Governador Hercílio Pedro da Luz

Tombado pelo patrimônio histórico estadual e mantido pela Fundação Catarinense de Cultura, o Museu Casa de Campo Governador Hercílio Pedro da Luz está localizado em Taquaras, na área rural de Rancho Queimado. Apenas a 70 km da Capital e a 8 km da sede municipal, o clima fresco da Serra é favorável para os turistas que buscam o conforto e tranquilidade da região. A edificação do início do século XX apresenta arquitetura com características culturais do imigrante alemão, predominante na região. Em 1911, o então governador de Santa Catarina Hercílio Pedro da Luz, adquiriu a edificação para utilizá-la como residência de lazer e repouso. Visitar o museu é como viajar no tempo! Todo o acervo encontra-se bem conservado. Destaque para o balcão com guarda-corpo em tijolo aparente, e para o jardim da residência.

Mapa de como chegar

Igreja Matriz de São Pedro de Alcântara

Construída em 1929, no primeiro centenário de imigração alemã. Obra de grande beleza, com altar esculpido em madeira. Abriga várias imagens sacras bem trabalhadas. Sua cúpula, de grande altura, remete à basílica de São Pedro, no Vaticano. Fica numa elevação de onde se tem excelente vista de todo o centro da cidade. No pátio da Igreja estão sepultados os párocos. Era sempre aberta à visitação e muito bem conservada, foi restaurada em 1979.

Mapa de como chegar

Serra da Garganta

A Serra da Garganta, a 18 km do centro, é um dos principais locais históricos de Anitápolis, onde aconteceu o Combate da Garganta, em 1930, ocasionado por um levante ocorrido nas Forças Armadas do Rio Grande do Sul em apoio a Getúlio Vargas. Os revolucionários gaúchos se dirigiram para Florianópolis, via Anitápolis (Estrada da Serra da Garganta), pois a mesma era unica ligação do Sul do Estado com a capital. Lá, estavam entrincheirados civis e soldados da Força Pública de Santa Catarina. Naquele ponto estratégico desenvolveu-se um violento combate, a última batalha travada em território catarinense da Revolução de 1930, ocasionando mortes e feridos. O Local tem grande beleza natural. (Fonte: Prefeitura de Anitápolis).

Mapa de como chegar

Fortaleza de Santa Cruz do Anhatomirim

No século XVIII, os portugueses construíram quatro fortalezas: três na Baía Norte, na Ilha de Santa Catarina, e a maior delas na Ilha de Anhatomirim, próxima à porção continental da Baía Norte e já em águas do município de Governador Celso Ramos. Denominada Fortaleza de Santa Cruz, é uma edificação imponente, de arquitetura lusitana e influência renascentista. Entre os importantes episódios históricos ocorridos na Ilha constam o desfecho da Revolução Federalista, em 1894, que culminou com a execução de centenas de revoltosos. Atualmente, a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim está completamente restaurada e dispõe de boa infraestrutura turística: restaurante, lanchonete, loja de souvenires.

Mapa de como chegar

Fontes: Roteiro AutoguiadoVivendo FloripaGuia FloripaSantur e UFSC
Fotos por: Setur, Markito, Rodrigo Rosa, Eduardo Valente e Silverio Luiz Soligo

 

Nossos Associados

logo-soulvenirok
alex
logo-itaguasul
lusch
logo-isoaudiovisuais
logo-copereventos
Majestic
LogoAlisson02
LogoMarCanas
Logo_SeS_Aprovada_CMYK3
logo-betocarrero
logo-intercity