Fale Conosco

Região Leste

Lagoa da Conceição

A 13 quilômetros do centro de Floripa, a Lagoa da Conceição é uma localidade admirada pela beleza natural, riqueza gastronômica, além de constituir cenário ideal para muitos esportes. O local reúne praias, dunas, montanhas e a maior laguna de Florianópolis. Foi nas dunas da Lagoa da Conceição que nasceu o sandboard – o “surfe sobre as dunas”. Lá é possível alugar as pranchas para deslizar nas areias. As águas calmas privilegiam a prática de esportes náuticos, como windsurf, kitesurf, stand-up paddle, vela e canoagem. A região foi a primeira freguesia da cidade e algumas das construções da época colonial ainda permanecem preservadas. O centrinho da Lagoa e a Avenida das Rendeiras concentram uma diversidade de bares, restaurantes e pubs. Vale uma visita ao mirante localizado em cima do morro da lagoa para contemplar a natureza unida desta resta região.

Mapa de como chegar

Costa da Lagoa

Partindo de barco da Lagoa da Conceição, Canto dos Araçás ou Rio Vermelho é possível conhecer a Costa da Lagoa. É uma das regiões mais preservadas e um dos passeios mais charmosos da Ilha. A região é tombada pelo município como Área de Preservação Cultural. O lugar é considerado um dos últimos redutos da cultura açoriana, com um núcleo de pescadores e rendeiras que ainda vivem como seus antepassados. Os barcos que levam os turistas são os mesmos que atendem a comunidade local e o transporte funciona com pontos de parada, assim como os ônibus. Existem apenas suas formas de acesso à região – por barco ou por trilha. A principal atração são os diversos restaurantes caseiros, com pratos à base de frutos do mar. Outra atração da Costa da Lagoa é a cachoeira, que fica perto da vila. A água gelada refresca os visitantes em dias mais quentes.

Mapa de como chegar

Praia da Joaquina

Paraíso dos surfistas, é uma das praias mais famosas da Ilha por sediar campeonatos internacionais do esporte. Oferece boa infraestrutura voltada ao turismo com hotéis, restaurantes e pousadas. A praia da Joaquina, que fica a 15 quilômetros do Centro, é também conhecida pelo sandboard, o “surfe sobre as dunas”: uma variação do surfe tradicional e nas grandes e belas dunas que contornam a praia. Lá, é possível alugar as pranchas para deslizar na areia.

Mapa de como chegar

Praia Mole

A 15 quilômetros do Centro, próxima à Lagoa da Conceição, a Praia Mole é considerada um dos principais point dos surfistas na Ilha de Santa Catarina. A Praia tem ondas fortes, longas e águas claras, mas é preciso cuidado, pois o mar é agitado com características de tombo, ou seja, a profundidade aumenta abruptamente após alguns passos em direção ao mar. Lugar de badalação, corpos atléticos, geração saúde e galera jovem, há bares por toda a orla, onde da areia é possível ouvir as musicas e fazer pedidos do cardápio. Os praticantes de parapente aproveitam as encostas como rampa de decolagem. O lado esquerdo, em direção ao costão norte, está o Bar do Deca, considerado um dos principais points GLBT de Florianópolis.

Mapa de como chegar

Galheta

A Galheta é a única praia da Ilha de Santa Catarina reservada especialmente para o naturismo, sendo que a prática não é obrigatória. Totalmente virgem, é semideserta e está abrigada no Parque Natural Municipal da Galheta, sendo APP (Área de Preservação Permanente). É possível acessar o local por duas trilhas: uma delas com saída pela costa norte da Praia Mole, que corresponde a 300metros, e a outra pela Barra da Lagoa, um caminho mais difícil e longo. Algumas das belezas naturais da praia são as pequenas vertentes de água doce, bicas d’água que surgem do morro do Parque Natural Municipal da Galheta.

Mapa de como chegar

Barra da Lagoa

Considerada o maior núcleo pesqueiro da Ilha de Santa Catarina, tendo capacidade para receber em média 50 embarcações, a Barra da Lagoa é conhecida pela cordialidade dos seus moradores nativos e pelas belezas naturais. A praia atrai muitos turistas e boa parte são estrangeiros, vindos da América do Norte e Europa. Isso porque esta é a praia mais bem estruturada da Costa Leste, dispondo de várias opções de hospedagem e alimentação. O Canal da Barra, única ligação das águas salobras da Lagoa da Conceição com as águas salgadas do mar, divide a comunidade. E do outro lado da ponte, com acesso por uma pequena trilha, é possível se banhar nas piscinas naturais da Barra da Lagoa: um paraíso de águas cristalinas, rodeado por grandes pedras e vegetação nativa. É também na Barra que se encontra o Tamar Floripa, projeto que realiza o trabalho de conscientização e educação ambiental de visitantes, comunidades e pescadores para minimizar os efeitos predatórios da pesca sobre as tartarugas marinhas.

Mapa de como chegar

Fontes: Roteiro AutoguiadoVivendo FloripaGuia FloripaSantur e UFSC
Fotos por: Foto Mundo, Silvia Fiori, Markito e Setur

 

Nossos Associados

Belatur Original
LogoViosionar
LogoInfoView
LOGO_VERTICAL_CURVAS-pequeno
LogoOutback
logo-castelmar
apoio
logo-edujo
logo-eco-floripa
LogoCoepad
logo_primeiravia_fundotransparente-grande-16LOGO
logo-site-borda