Fale Conosco

Região Sul

Ribeirão da Ilha

O Ribeirão da Ilha, um dos redutos mais famosos da Ilha, é a segunda colônia a se desenvolver na cidade. As pequenas praias com águas calmas e areia grossa, juntam-se ao belo conjunto arquitetônico com características da colonização açoriana, formando um cenário encantador. Destaque para a Igreja Nossa Senhora da Lapa do Ribeirão e o Museu Etnológico do Ribeirão da Ilha. Por conta do cultivo de moluscos nas águas calmas, o setor gastronômico se desenvolveu fortemente. São dezenas de restaurantes pela orla que formam uma das principais vias gastronômicas da cidade.

Mapa de como chegar

Parque Municipal da Lagoa do Peri

Localizado a 24 quilômetros do Centro, o parque possui cerca de 20 mil metros quadrados, incluindo uma lagoa de água doce. Oferece estrutura para camping, trilhas para caminhadas e cachoeira. Na lagoa são realizados campeonatos de natação e seu entorno é um convite ao descanso em contato com a natureza. É também na Lagoa do Peri que se encontra a sede do Instituto Ekko Brasil, que abriga o Projeto Lontra. O Centro de Pesquisa, Conservação e Educação Ambiental está aberto para visitação durante todo o ano. Os horários de visitação podem variar de acordo com as atividades das lontras e de outros integrantes da família mustelidae, residentes no refúgio animal. Saiba mais: http://www.projetolontra.org.br/

Mapa de como chegar

Praia da Armação

A praia da Armação possui 2,5 quilômetros de mar bastante agitado e ideal para prática do surfe. A 25 quilômetros do Centro de Floripa, recebeu este nome porque assim eram chamadas todas as praias onde eram caçadas as baleias. Seu principal atrativo cultural é a Igreja de Sant’Anna. Além disso, é desta praia que partem as embarcações de passeio até a Ilha do Campeche.

Mapa de como chegar

Ilha do Campeche

Localizada na Costa Leste de Florianópolis, em frente à Praia do Campeche, a ilha possui um rico ecossistema e abriga representativa parcela do patrimônio arqueológico de Santa Catarina. Formada por costões e morros recobertos de Mata Atlântica, dispõe de uma única praia com areia fina e extremamente clara. O mar, com coloração entre o verde e o turquesa, possui poucas ondas, agradando aos mergulhadores e crianças. Os barcos que chegam à ilha atracam diretamente na Praia da Enseada. Com cerca de 500 metros, esse é o único ponto da ilha em que os visitantes podem ficar. Para conhecer as trilhas, costões, sítios arqueológicos e os monumentos rochosos, é necessário contratar os serviços de monitores ambientais.

Mapa de como chegar

Morro das Pedras

Formações rochosas ao longo da estrada que costeia a praia são mirantes que oferecem belas vistas panorâmicas, onde os visitantes podem observar as baleias que costumam visitar Floripa entre os meses mais frios do ano. A natureza é bem preservada e o mar é sempre agitado. Por isso, é um dos recantos perfeitos para os surfistas. No alto do morro, em frente ao costão, encontra-se uma construção feita com pedras extraídas do próprio local, onde funciona a Casa de Retiro Vila Fátima, também conhecida como Convento dos Jesuítas. Funcionando como um mirante, o visual é um dos mais belos do Sul de Florianópolis.

Mapa de como chegar

Praia do Campeche

Localizada a 23 quilômetros do Centro da capital, a Praia do Campeche possui uma extensa faixa de areia e vegetação preservadas. O Campeche está entre as praias Joaquina e Morro das Pedras e é possível passear à vontade por vários quilômetros de areia. Devido às características do mar, a praia é muito frequentada por surfistas, praticantes de kitesurfe jovens em busca de agito. A região da Praia do Campeche também é famosa pela paradisíaca Ilha do Campeche, localizada a 1,5 quilômetros da praia. A avenida principal da localidade chama-se Av. Pequeno Príncipe, uma homenagem ao escritor e piloto Saint-Exupèry. Moradores antigos da comunidade relatam que havia um campo de pouso na região, onde a companhia de voos do Correio Francês, pertencente ao escritor do clássico da literatura infantil, realizava partidas e aterrissagens.

Mapa de como chegar

Praia dos Naufragados

Um dos pontos mais sossegados da orla de Florianópolis tem à direita um costão que abriga um antigo farol e oferece vista para as ruínas da Fortaleza da Ilha de Araçatuba, datada de 1742. A praia faz parte do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e tem como acesso direto uma trilha de 45 minutos de caminhada. A outra opção é de automóvel ou de ônibus até Caieira da Barra do Sul, a 40km do Centro, com travessia até a praia através das baleeiras dos pescadores locais.

Mapa de como chegar

Fontes: Roteiro AutoguiadoVivendo FloripaGuia FloripaSantur e UFSC
Fotos por: Mario Costa Jr, Setur, Foto Mundo e Silvia Fiori

 

Nossos Associados

logo-arqflora
LogoCasaRosa
folhastands
logo-naturcampeche
bemodel-perfil-liso
LogoPortoFino
logo-multiart
logo-acaofixa
LogoHelp
Villa-do-Porto---Corel-pequeno
29c0084b038a4afcac45dd1672be2ac2
Logo_SeS_Aprovada_CMYK3